William Shakespeare nasceu numa pequena cidade chamada Stratford, em abril de 1564 (especula-se a data, que talvez seja o dia 23). Seus pais tinham certa posição social, e William pôde estudar e ter uma trajetória social entre a aristocracia. Ele foi ator e escreveu para o teatro, além de ter composto poemas que são também muito famosos. Foi empresário de teatro muito bem sucedido, produzindo as peças que escrevia e nas quais atuou. Escreveu tragédias, dramas e comédias, entre as quais se encontram algumas obras-primas da literatura universal, como O rei Lear, Hamlet, Macbeth, Otelo, Sonho de uma noite de verão (quero muito ler esse), e entre outras. Faleceu bastante famoso e bem sucedido economicamente, no dia 23 de abril de 1616.
BEM! Vou resumir um pouco pra vocês essa história ...
Romeu e Julieta é a história de um amor praticamente impossível. Os dois jovens vivem na cidade Italiana de Verona, no final do século 16. Cada um deles pertencia a uma das famílias rivais do lugar: Romeu é um Montecchio, e Julieta é uma Capuleto. O ódio entre essas duas famílias era grande e vinha de muito tempo. Perdidamente apaixonados, os dois acabam casando sem as famílias saberem, com a bênção do frei Lourenço, amigo de Romeu. Mas a felicidade dos dois dura pouco. Numa briga na rua, Romeu mata Teobaldo, um primo de Julieta. Por isso, Romeu é expulso da cidade de Verona e vai para Mântua. E para complicar tudo de vez, os pais de Julieta querem que a filha case com Páris, um conde que seja muito casar com a jovem. Com a data do casamento forçado chegando, Julieta procura o frei Lourenço. Ela está disposta até a acabar com a própria vida, se não conseguir voltar para Romeu. Mas o frei tem um plano: Oferece para Julieta uma poção que faz a pessoa parecer morta. E ela então aceita tomar a poção antes do casamento com Páris. O frei ia mandar uma carta para Romeu, dizendo para ele estar no jazigo da família Capuleto, na hora de Julieta acordar. (Jazigo é o local onde são enterrados vários mortos de uma mesma família). Infelizmente, Romeu recebe a notícia da morte de Julieta como verdadeira, antes de chegar a carta do frei explicando todo o plano. Desesperado, Romeu compra veneno para morrer junto da amada e volta para Verona. Romeu chega e mata Páris. Depois, bebe o veneno e também morre ao lado do corpo de Julieta. Quando Julieta acorda e vê Romeu morto, ela também decide morrer: com o punhal de Romeu, comete o suicídio, enterrando o metal em seu peito. Horrorizados, todos buscam uma explicação para o acontecido. Então o frei conta tudo, até mesmo que Romeu e Julieta tinham se casado escondido. Por fim, afundados na dor, sem os filhos amados, os Montecchios e os Capuletos fazem as pazes, encerrando a triste história do amor impossível dos dois jovens.
Bom, eu tentei resumir um pouco essa história toda! Na verdade tirei isso do livro que está aqui comigo. Mas o ideal mesmo galera, é a gente ler o livro ou assistir o filme. Até porque muitos detalhes não foram citados aqui.. Enfim, o livro é realmente bom demais e o filme também! :D
Vou amostrar pra vocês agora uma cena que eu achei mais emocionante!
Não precisa nem de legenda, não é mesmo? É triste sim, mas tem um significado lindo!
É isso, tchau pessoal. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário