segunda-feira, 8 de abril de 2013

Rotina Masculina - Ciúmes | PSE

Olá, leitores.

Estava pretendendo hoje dar início a uma grande postagem que seria dividida em algumas partes, porém como eu tenho uma prova super difícil amanhã resolvi escrever sobre algo mais simples.

Algum tempo atrás a Janyne escreveu sobre ciúmes (pra você não perder tempo procurando o post aqui está um teletransporte), mas por alguns acontecimentos que eu ando visualizando por ai, senti vontade de ratifica-la.  



Imagem retirada de: http://www.monalisadepijamas.com.br/podcasts/monacast-125-ciumes

Geralmente quando temos algo que gostamos muito, como namoradas e amigos, por vezes acabamos não aceitando dividir a atenção deles com outras pessoas (ou até mesmo com outras coisas materiais). A partir desse ponto que oficialmente estamos com ciúme. 

Sentir ciúme é tão normal quanto odiar ou se apaixonar, porém como todos os outros sentimentos o excesso pode simplesmente destruir o nosso relacionamento com a outra pessoa. Eu costumo dividir o ciúme em dois tipos:

"Ciúme bom". 

O que seria o ciúme bom? Simplesmente aquele que não é obsessivo e sim inofensivo. Muitas vezes esse tipo de ciúme se confunde com demostração de afeto e proteção. Afinal é absolutamente normal ter medo de perder algo que gostamos. Neste nível de ciúme as coisas não são externadas para a outra pessoa e acaba que mais cedo ou mais tarde este tipo de desconfiança vai embora (até aparecerem outras :D ). Me arrisco até a dizer que externar um ciúme bom é positivo em certos momentos de nosso relacionamento. Mas deixo uma ressalva para nós homens utilizarmos este recurso, pois pode parecer que estamos deixando transparecer demais nossos sentimentos. Coisa que as mulheres em geral não gostam.

"Ciúme obsessivo"
  
Como eu disse no início do post: O ciúme, como qualquer outro sentimento, em excesso pode destruir um relacionamento. E o ciúme obsessivo nada mais é do que isso, um excesso de ciúme. Ter ciúme obsessivo acarretara comportamentos paranoicos, neuroses e em alguns casos até agressão. Como esse tipo de ciúme está mais presente em relacionamentos amorosos, darei alguns exemplos para melhor entendimento de como ele funciona em um casal.

Exemplos:

- Impedir a parceira de ter amigos do sexo oposto.

- Ligar a todo instante a fim de fiscalizar a vida da parceira.

- Seguir sua parceira.

- Fiscalizar suas redes sociais, registros de chamadas do celular, sms e etc. Quebrando assim a privacidade pessoal de cada um.


Bom pessoal hoje fico por aqui. Até a próxima.

Um abraço para todos.




Nenhum comentário: